top of page
  • Foto do escritorReformas Prediais BH: BH Construção | BH Manutenção Predial

Reforma de telhado: saiba quando é a hora de fazer reparos no condomínio prédio...

Atualizado: 14 de fev. de 2023

Reforma de telhado: saiba quando é a hora de fazer reparos

A cobertura é uma das partes mais importantes da sua casa, já que protege o imóvel contra danos causados pela água, incidência dos raios solares e exposição às intempéries.

Apesar de sua duração e resistência, com o tempo, seu telhado pode começar a mostrar sinais de desgaste. E caso não ocorra manutenção, você pode se deparar, inclusive, com problemas na estrutura do forro e das telhas.

Por isso, é melhor ser proativo e procurar os primeiros sinais de que chegou a hora de reformar o telhado. Essa é a melhor maneira de minimizar os custos de reparo e riscos de danos ao imóvel, além de estender sua durabilidade.

Aprenda a reconhecer os sinais de alerta que indicam: é hora de reformar seu telhado para manter sua casa protegida. Continue a leitura!


1. Danos causados pela umidade nas paredes, teto ou no sótão

Marcas de umidade, manchas marrons, amarelas ou cinzas e pintura descascada nas paredes e/ou teto podem indicar um telhado danificado e com vazamento.

Verifique também a estrutura do seu sótão, onde vigas úmidas ou vazamentos também podem indicar danos ao telhado.


2. O telhado sobreviveu à sua vida útil

Quantos anos tem o telhado do imóvel? Dependendo do material, a vida útil de uma cobertura pode variar entre 20 e 50 anos, mas tudo depende do tipo de telha usada.

Você deve saber quando seu telhado foi instalado para poder estimar a vida útil dele. Se você não tiver certeza sobre a data, verifique os registros de reforma da casa para descobrir.

Dependendo do caso, o ideal pode ser investir em uma cobertura totalmente nova.


3. Telhas do telhado onduladas, rachadas ou ausentes

Um telhado caído é aquele que certamente precisa ser substituído antes que ocorram mais danos à sua casa. Verifique a superfície em busca de sinais de umidade retida e tábuas podres, especialmente nos pontos mais baixos do telhado.

Uma boa maneira de ver isso é se afastar de sua casa, talvez do outro lado da rua, e olhá-la de diferentes ângulos.

O telhado de uma casa deve parecer reto e com inclinação harmônica ao longo de suas linhas. Qualquer tipo de queda ou curvatura na cobertura é sinal de que é preciso reformar o telhado.


4. Musgo, mofo ou fungos crescentes no telhado

Musgo, mofo e fungos indicam umidade retida, o que pode arruinar um telhado. Para acabar com o musgo que se acumula nos cantos sombreados do telhado, use uma escova dura e lave o local, mas tenha cuidado para resolver quaisquer problemas subjacentes.

Se o musgo permanecer após a escovação, entre em contato com um profissional para inspecionar a cobertura e fazer a reforma do telhado, se for preciso.


5. Goteiras e infiltrações

Estes danos são falhas graves na estrutura e sinais óbvios de que chegou a hora de reformar o telhado. Se ignorá-los, você pode ter problemas graves, que ameaçam toda estrutura, e até mesmo a entrada de animais indesejados no forro.


Dica: Faça inspeções regulares no telhado

Para detectar danos no telhado com maior nível de precisão, vale contratar um profissional para uma inspeção técnica uma vez por ano. Com conhecimento e experiência, ele conseguirá identificar pequenos danos e o envelhecimento da estrutura, antes que possíveis problemas se agravem.


Hora da Reforma

Na hora da reforma do telhado, invista em bons materiais

Para ter sucesso na hora de reformar o telhado, você precisa definir um bom planejamento e estabelecer prioridades. Uma delas é investir em telhas de excelente qualidade. A escolha do material para a cobertura interfere diretamente na durabilidade e na vedação do telhado.


Dicas:

Quanto melhor a qualidade das telhas, menor será a necessidade de reformar o telhado.

Use telhas de um único fabricante, que permitem um encaixe preciso e aumentam a durabilidade do telhado.


Reforma do telhado feita: como evitar problemas novamente?

Após executar o projeto de reforma do telhado, é preciso priorizar a manutenção.


Veja cuidados simples que podem ajudar você:

Faça a limpeza do telhado com frequência;

Observe a presença de folhas ou outros objetos que possam se acumular nas telhas, calhas e rufos, obstruindo a passagem da água. Esse cuidado evita vazamentos no telhado;


Avalie a condição da cobertura, no mínimo, uma vez por ano para fazer os reparos necessários.


bottom of page