top of page
  • Foto do escritorReformas Prediais BH: BH Construção | BH Manutenção Predial

Reforma de fachada predial: Entenda a importância da reforma de fachada predial

A reforma da fachada predial nada mais é do que os reparos ou até mesmo a repaginação da fachada de um prédio. Ela é necessária, pois com o passar do tempo, naturalmente, as construções precisam de reparos para manter o imóvel bem conservado e evitar complicações.

É fundamental que as fachadas prediais recebam manutenções periódicas e reformas, quando necessário. Não só para manter a estética, mas também por uma questão de segurança.

Mas é importante lembrar que, por se tratar de uma composição visual de todo o edifício e identidade, qualquer reforma precisa estar de acordo com as normas vigentes. E no caso de alterações, técnicos precisam ser consultados para validar a execução da obra.

Por se tratar de um assunto tão importante, separamos aqui tudo o que você precisa saber antes de começar a reforma da fachada do prédio que administra como síndico.


Entenda a importância da reforma de fachada predial

As fachadas são extremamente afetadas pelas intempéries, como chuva e sol. Com isso, os materiais construtivos, principalmente os acabamentos, sofrem com a deterioração, perda de coloração, manchas, dentre outros aspectos.

Por isso, as manutenções e reformas prediais são tão importantes e têm como benefícios:

  • Aumento na valorização do patrimônio;

  • Redução da deterioração;

  • Segurança dos condôminos;

  • Modernização;

  • Adequação às Normas.

As manutenções garantem a durabilidade da identidade que foi projetada, já as reformas se tratam de possíveis alterações na estética.

Para as edificações mais antigas, a reforma e manutenção são ainda mais importantes para garantir a qualificação e segurança do prédio. Porém, é importante esclarecermos algo importante. Apesar da semelhança, reforma e manutenção predial são ações diferentes. Entenda:

Reforma:

Este termo pode ser definido para as obras relacionadas a aprimoramento ou alteração total ou parcial da edificação com o objetivo de atender as necessidades dos usuários.

Por exemplo, no caso de pintura de fachada ou troca dos revestimentos. Esta obra trata-se de uma reforma.

Manutenção:

A manutenção da fachada predial trata-se de ações preventivas, com o intuito de evitar possíveis problemas ou acidentes, assegurando as condições apropriadas.

Um exemplo de manutenção predial é a limpeza dos vidros da fachada.

Entendendo a diferença entre uma ação e outra fica mais fácil compreender quando é preciso realizar uma manutenção ou reforma de fachada predial.


Impermeabilização de fachada - Umidade e infiltrações podem comprometer de forma definitiva a vida útil de uma estrutura e da fachada. A RENOVO REFORMAS conta com a linha mais completa de aplicação de impermeabilizantes do mercado com sistemas de alta performance desenvolvidos para atender os mais diversos projetos. Qual é o melhor impermeabilizante para parede externa Pesquisa Google - Como resolver infiltração na parede externa Pesquisa Google | Como evitar infiltração fachada Pesquisa Google


Impermeabilização é um componente essencial de proteção da fachada do condomínio prédio em Belo Horizonte.


bottom of page