Reforma de Fachada - revestimentos caindo pinturas,
Empresa de reforma de fachadas - Orçamento sem compromisso,
Engenharia - Pintura de Fachada Condominial,
Tudo que você precisa saber sobre a pintura da fachada do condomínio,
Pintura da fachada do condomínio,
Periodicidade para pintura da fachada,
Cuidados na hora de pintar a fachada,
Como escolher a tinta ideal para a fachada do seu prédio,
Quanto custa pintar um prédio? Preços e Orçamentos,
Especialistas orientam síndicos sobre pintura e textura,
Reformas na fachada: Especialistas orientam síndicos sobre pintura e textura,
Pintura Externa de Prédios Cardoso Pinturas BH,
Orientações e Cuidados da Pintura Externa Predial,
Orientações e Cuidados da Pintura Externa Predial Belo Horizonte,
Pintura de Prédio Relux Pinturas Serviço de Pintura BH,
Se você procura por Pintura externa de prédios,
Dicas para escolher cores para pintar fachada do prédio,
Até 4 Orçamentos Grátis em 24h - Serviço de Pintura Predial,
Manutenção de fachada - Recuperação de fachada,
43 melhor ideia de Cores para pintura em predios Pinterest,
Pintura de fachada de prédio - Universo BH,
Está na hora de pintar o prédio? - Redação Condomínio,
Pintando prédio no balancinho,
Serviço de Pintura Externa Predial - Construções - Tecnobre Belo Horizonte,
Quanto custa pintar um prédio? Preços pintura predial 2021,
10 Dicas para Pintura Predial - CashMe Condo,
Pintura de fachada de condomínio – Super Gestão,
Reformar pintura predial - Pintura de fachada,
Pintura externa do prédio.Valor deve ser rateado = entre,
Pintura externa do prédio.Valor deve ser rateado = entre os condôminos ou dev ser pela área do apto?
A realização da pintura externa de um predio de 15 andares,
Pintura Externa em Prédios | Cotanet,
Como a revitalização da fachada de prédio,
Pintura externa de prédio de 3 andares - Pintor - GetNinjas,
Pintura de Fachada - Serviços de Pinturas em Geral,
Precisando de um Pintor? - Até 4 Orçamentos Grátis em 24h,
Qual o momento para Pintar seu Prédio - Blog do Reformas,
Quanto Custa Pintura Externa com Textura,
Reformar pintura predial - Pintura, limpeza e reforma,
Empresa de reforma de fachadas - Orçamento sem compromisso,
Orçamento de Pintura Externa de Prédios Zona Leste BH,
tinta para pintura externa de prédio,
pintura prédio 4 andares,
pintura de fachada de prédio,
tinta para fachada de prédio,
valor pintura prédio 4 andares,
cores para pintura externa de prédios,
pintura de fachada predial,
pintura em prédios residenciais,
A pintura de fachada de prédio é uma atividade realizada por equipe profissional competente que transforma todo o lado externo do prédio ou condomínio
Realizar a pintura da fachada do condomínio requer uma série de cuidados e conhecimento. O síndico que ainda não entende do assunto deve se informar para fazer uma boa gestão do procedimento.
Os especialistas Osmar Hamilton Becere e Carlos Carbone apresentam, a seguir, em trabalho desenvolvido com exclusividade para a Direcional Condomínios, orientações de como os síndicos devem proceder mediante obras de pintura e textura nas fachadas das edificações. Osmar é Mestre em Habitação e pesquisador do Laboratório de Materiais de Construção Civil do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); e Carlos Carbone é engenheiro e Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP.
É inevitável. De tempos em tempos, chega à hora de pintar o prédio e, então, surge uma série de procedimentos administrativos e financeiros que devem ser observados, sem falar na escolha entre as inúmeras empresas no mercado e todas as possibilidades de tintas, cores e novos materiais que podem ser empregados.
Para esclarecer as principais dúvidas que surgem em síndicos e condôminos, o Jornal dos Condomínios entrevistou profissionais de diversas áreas envolvidas na contratação de serviços de pintura, para facilitar a escolha certa.
Pintar ou lavar, como avaliar
A questão depende dos materiais empregados e da localização. Prédios localizados em avenidas mais movimentadas tendem a acumular mais fuligem do que aqueles localizados em ruas mais tranquilas. A incidência de sol também é determinante na questão da umidade, que vai fornecer o ambiente ideal para o surgimento de algas e incrustações na pintura.
A proximidade do mar, por sua vez, não é tão prejudicial à pintura quanto parece. “A maresia é apenas água e sal e não interfere na pintura, desde que tenha sido usada uma tinta de qualidade, as esquadrias metálicas que sofrem maiores impactos”, explica o empreiteiro Roque Horn.
De quanto em quanto tempo pintar
Em média, a pintura de um prédio ou condomínio deve ser realizada com um intervalo de no máximo seis anos, observando os detalhes acima citados. Para manter a pintura em dia é recomendado ainda realizar uma lavação completa a cada dois ou três anos, aproveitando que, neste período, a tinta ainda está saudável e os resultados são melhores.
Qual é a melhor época do ano
Segundo especialistas na área, a melhor estação do ano para pintar o condomínio é no outono por ser mais seco. O frio e as chuvas, típicos dos meses de inverno e primavera atrasam a secagem da tinta e, consequentemente, a finalização dos trabalhos.
Mas, quando se negocia com condições climáticas, todo cuidado é pouco. “Sempre estamos sujeitos a uma surpresa, sempre é possível que tenhamos um outono de temperaturas mais altas ou o contrário. Já o mês de setembro costuma ser de muitas chuvas em Santa Catarina”, como lembra a arquiteta Glaci Refosco.
Edital, assembleia e quórum
A pintura predial é considerada manutenção e para sua aprovação é necessário apenas o quórum normal e maioria simples. No edital de convocação para assembleia, porém, deve constar este item específico. A maioria dos condomínios adota em suas Convenções a necessidade de 50% de quórum na 1ª chamada e a aprovação por maioria, com qualquer número de participantes, na 2ª chamada.
Pintura predial valoriza o edifício, facilitando a compra e o aluguel dos imóveis do condomínio. A obra deve ser aprovada em assembleia, respeitando o caráter de manutenção ou desejo de alteração de fachada.
Pedir orçamentos com base no memorial descritivo, realizar a pintura nos períodos de estiagem e otimizar a comunicação com condôminos antes e durante a obra são algumas dicas para a pintura predial.
Os cuidados em uma administração de condomínio são feitos rotineiramente, mas também com planejamento para correções e reformas maiores de manutenção e melhoria.
A pintura predial é uma parte importante nessa lista. Além de ser exigida por algumas leis municipais, ela é importante para a proteção do edifício e, claro, valorizar o condomínio e seus imóveis.
Índice
1 O que é pintura predial
2 Quando fazer a pintura de fachada
3 Como funciona a pintura predial
4 10 dicas para a pintura predial
4.1 1. Pintura predial deve ser aprovada em assembleia de condomínio
4.2 2. Atenção às normas técnicas para pintura predial
4.3 3. Embase seu orçamento em um memorial descritivo
4.4 4. Escolha da empresa de pintura predial
4.5 5. Atente-se à cor para que a pintura predial não configure alteração de fachada
4.6 6. Priorize tintas premiums
4.7 7. Comunique as etapas da obra aos moradores
4.8 8. Proteja a área comum durante a pintura predial
4.9 9. Faça a pintura em dias secos
4.10 10. Acompanhe a obra e cobre condições de segurança para os trabalhadores
5 Conclusão
O que é pintura predial
A pintura predial pode ser interna ou externa. Ela envolve as áreas comuns e fachada do prédio. Com o passar dos anos – por sofrer com as variações climáticas, desgastes por uso e até mesmo inferência da poluição urbana -, a pintura do edifício se desgasta e exige serviços de manutenção.
Quando fazer a pintura de fachada
Alguns municípios estabelecem leis exigindo dos condomínios que a pintura predial seja feita de tempos em tempos. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a Lei 10.518/88 estabelece que as fachadas dos prédios devem ser pintadas ou lavadas a cada cinco anos.
Também existem construtoras, em seus manuais de manutenção, que indicam o período ideal para realizar a pintura da fachada. Da mesma forma, alguns condomínios regulamentam a periodicidade ou situações em que ela deve ser executada.
Já especialistas da área indicam que uma pintura predial bem executada dura cerca de cinco anos. É importante observar o aparecimento de infiltrações, bolhas, descamações, etc. Além do apelo visual, esses são indícios da necessidade de cuidar da impermeabilização do edifício – uma das principais etapas da pintura predial.
Após esse período, o indicado é refazer o serviço para garantir a manutenção das instalações e de todos os benefícios trazidos por ela.
Como funciona a pintura predial
O serviço de pintura predial deve ser executado por uma empresa especialista, respaldada por engenheiros e arquitetos. Antes de realizar um contrato, é indicado que o condomínio faça junto a um profissional uma avaliação da área a ser pintada.
A avaliação entrega um parecer, constando o memorial descritivo com especificações técnicas e necessidades do edifício para a pintura predial.
Esse documento facilitará na hora de solicitar orçamentos, fazendo com que os valores sejam mais próximos da realidade do condomínio, além de dar uma ideia dos gastos com tinta e outros recursos.
A empresa contratada para realizar a pintura deve montar um cronograma para a obra que, no geral, costuma seguir as etapas de:
Ensaio de percussão;
Limpeza e lavagem;
Correção de infiltrações, fissuras etc;
Impermeabilização;
Pintura
10 dicas para a pintura predial
Já deu para perceber a importância da pintura predial e de se contratar bons prestadores de serviço para realizá-la, não é mesmo? Agora, confira as dicas abaixo que podem facilitar o processo dessa obra, que é um investimento grande e trabalhoso, mas com boas recompensas quando bem executado.
1. Pintura predial deve ser aprovada em assembleia de condomínio
A pintura predial deve ser aprovada em assembleia e observar a convenção condominial de cada edifício. Ali estarão os procedimentos de votação para que a obra seja aprovada. Além disso, cabe ressaltar que, quando não respeita a identidade original da fachada, a pintura predial pode caracterizar-se como uma obra voluptuária, de melhoria.
É importante observar o número de aprovações exigido para cada um desses tipos de obra. Ao identificar a necessidade da pintura predial, o assunto deve ser levado à assembleia. Da mesma forma, a escolha de empresas e aprovação de orçamentos devem ser comunicadas e aprovadas nessas reuniões, bem como a prestação de contas.
2. Atenção às normas técnicas para pintura predial
É importante que o síndico ou responsável tenha conhecimento básico das normas técnicas e normas reguladoras que influem na pintura predial e segurança dos trabalhadores como a ABNT NBR 13245/2011, NR35 e NR6.
Isso porque, bons equipamentos de proteção individual (EPI) e tintas de boa qualidade não darão conta do recado se quem executa o serviço não tem técnica e mão de obra qualificada para manuseá-los e aplicá-los.
Ter o conhecimento dessas normas facilita o acompanhamento e a fiscalização do serviço, além de dar familiaridade sobre os procedimentos corretos durante a obra.
3. Embase seu orçamento em um memorial descritivo
A função do memorial descritivo já foi destacada acima, mas vale ressaltar sua importância na hora de solicitar orçamentos para a empresa. Por já detalhar as necessidades e especificações da fachada, por exemplo, o documento respaldará o briefing enviado para as empresas de pintura.
O resultado são orçamentos mais condizentes com a realidade das instalações do prédio, o que evita surpresas nas visitas que a empresa contratada fará para determinar o cronograma da obra e materiais necessários para realizá-la.
Além disso, envolver a opinião de um especialista contratado pelo condomínio evita que o prédio fique dependente apenas da resposta dos prestadores de serviços.
4. Escolha da empresa de pintura predial
Escolher uma empresa que preste o serviço dentro do orçamento do condomínio é importante. Entretanto, outros pontos devem ser tão primordiais quanto esse.
Opte por empresas especialistas na pintura predial e não em diversos serviços. Faça uma consulta rápida da situação do CNPJ em sites como o Regularize da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
Também vale recorrer à internet para pesquisar comentários e avaliações de clientes sobre o serviço da empresa. Cheque redes sociais e, se possível, converse com outros administradores de condomínio que contrataram o serviço.
5. Atente-se à cor para que a pintura predial não configure alteração de fachada
Caso a alteração da fachada não seja o objetivo da obra, fique muito atento à escolha da cor da tinta.
Conversa com a empresa prestadora do serviço e, caso não seja ela a responsável por comprar o material, peça indicações das cores recomendadas para que o tom da pintura respeite o memorial descritivo.
Leia mais sobre reforma de fachada predial.
6. Priorize tintas premiums
Além da cor, é importante prestar atenção na qualidade do material comprado. O mais indicado é optar pela linha premium da marca de tinta escolhida.
Caso a empresa fique responsável por comprar o material, especifique no contrato o produto e demais exigências.
7. Comunique as etapas da obra aos moradores
A comunicação aos moradores precisa ser feita com antecedência para que eles protejam carros, fechem janelas e retirem pertences das sacadas.
Nas semanas que antecedem a obra – incluindo processos como a lavagem da superfície -, coloque recados no elevador e murais, envie e-mails ou correspondências informando a etapa da obra, área do prédio atingida e procedimentos coletivos e individuais para precaução e segurança.
No dia da obra, interfone para cada unidade para reforçar o aviso.
8. Proteja a área comum durante a pintura predial
Da mesma forma, tome as medidas necessárias para proteger as áreas comuns do prédio durante a realização da obra. Converse com a empresa e estabeleça um livro de ocorrências para sinalizar qualquer anormalidade e prejuízos durante a execução do serviço.
9. Faça a pintura em dias secos
Programe-se para que a execução da pintura predial aconteça nos períodos de estiagem e de menor umidade relativa do ar. Se o outono e o inverno são secos em sua região, prefira essas estações, atentando-se sempre para recomendações de temperatura do fabricante da tinta.
10. Acompanhe a obra e cobre condições de segurança para os trabalhadores
Na hora de contratar a empresa, é importante certificar-se de que ela possui equipamentos e logísticas que respeitam as normas de segurança do trabalho. Entretanto, também é importante que, ao longo da execução, o representante do condomínio fiscalize as condições de trabalho dos prestadores de serviço e, se necessário, cobre uma postura responsável da empresa.
Além de estar cuidando da segurança dos trabalhadores, o condomínio também evita que acidentes aconteçam e possam trazer implicações legais para o edifício.
Converse com a empresa e seus funcionários e exija certificados de cursos de segurança do trabalho referentes às normas reguladoras da área de pintura predial, especialmente para trabalhos em altura.
Da mesma forma, o acompanhamento da obra é fundamental para verificar se o cronograma entregue pela empresa está sendo cumprido, se os materiais são bem utilizados, se a tinta não é misturada com uma de qualidade inferior, se os condôminos estão seguros e colaborando com o andamento do serviço etc.
Esses cuidados serão fundamentais, pois a execução do serviço vai refletir diretamente na durabilidade da pintura predial, fazendo com que esse investimento seja justificado e bem aproveitado.
Conclusão
A pintura predial deve constar no planejamento de qualquer condomínio. Ao longo dos anos, as condições iniciais do edifício se deterioram e exigem manutenção. É esse cuidado que trará boas condições de convivência e saúde aos condôminos, além de valorizar – e muito – imóveis que estão para alugar ou vender no local.
Seu edifício quer valorizar a fachada e decidiu investir na pintura predial, mas está sem caixa no momento? Uma opção rápida e que não irá pesar imediatamente no bolso dos condôminos é o empréstimo para condomínio.
O crédito para condomínio CashMe Condo tem assessoria personalizada e pode ser feito totalmente online, com maior agilidade. Faça uma solicitação e confira condições com taxa a partir de de 0,99% a.m + IPCA ao mês e prazo de até 90 meses para pagar!