Pintura Predial e Restauração Fachada BH | Recuperação e Restauração | Revitalização de Fachadas | Manutenção de Fachada | Pintor | Recuperação de Fachada | Reforma de Fachada Predial: Passo a Passo Completo | Pintura Restauração e Limpeza de Fachada | Limpeza Restauração Revitalização e Impermeabilização de Fachada | Fachadas de Prédios Exigem Manutenção | Manutenção e Reformas de Fachada Prediais e Condomínios | Pintura de Fachadas em BH e Região BH | Construção Civil BH e Região Metropolitana | Grande BH

Mudanças de cor e reforma de fachadas

A mudança na cor ou a reforma parcial da fachada pode ser uma opção interessante, dependendo da relação de custo- benefício. Atualmente, existem tintas especiais com princípios ativos que duram mais, além de apresentarem maior rendimento e mais qualidade no resultado final. O ressurgimento do revestimento pastilhado, que dispensa pintura e requer apenas uma lavação, a cada três anos, para sua manutenção, também vem ganhando força no mercado.

Nestes casos, a aprovação em assembleia deve obter o quórum especial de 100% do total dos condôminos, nos termos do artigo 10. § 2.º da Lei 4.591/64, eis que ocorrerá a alteração de fachada da edificação. Alguns procedimentos podem ser utilizados para agilizar a aprovação, como a apresentação prévia do projeto. “O projeto e as imagens das alterações pretendidas podem ser expostos em uma área comum do condomínio para as pessoas opinarem. Mas a aprovação final deve acontecer sempre em assembleia e a decisão constar em ata”, explica Renovo Reformas.

 

Como escolher a melhor cor

Na hora de mudar a cor do condomínio diversos fatores devem ser considerados. As novas tendências que surgem ou a tonalidade preferida nem sempre serão aquelas que darão os melhores resultados. Cores claras absorvem menos calor, mas, em contrapartida, destacam mais a sujeira e imperfeições da construção.

 

A melhor maneira de pagamento

Para Renovo Reformas, cada condomínio deve observar o perfil e a situação que mais lhe favorece na hora de contratar os serviços de pintura. “Há condomínios que fazem um rateio e pagam pela pintura em seis meses e outros que começam o rateio com até dois anos de antecedência e contratam o serviço pagando à vista, buscando melhores preços.”

Empréstimos bancários também já estão disponíveis no mercado, atualmente.

 

A tinta certa para cada ambiente

Escolher a tinta certa para cada setor do condomínio vai muito além de definir a melhor cor. Renovar a pintura pode ajudar a restaurar a fachada, as paredes internas e até mesmo pisos e coberturas do condomínio, entretanto um produto inadequado para determinada superfície pode comprometer a aparência do ambiente, resultar em baixa durabilidade e até dificultar a aplicação.

Pintar o condomínio nem sempre é uma tarefa simples. Atualmente, existem no mercado diferentes tipos de produtos, acabamentos e cores. Por isso, na hora de escolher, é fundamental conhecer os produtos ou ter apoio técnico. “Os responsáveis pelos condomínios devem principalmente observar se o produto que estão comprando atende a necessidade da área, visando sempre à resistência e à durabilidade”, orienta, técnico comercial.

 

Resistência

Segundo Renovo Reformas, a diferença dos produtos está principalmente relacionada à questão da resistência. “Cada tinta tem uma função e para que ela funcione tem de ser aplicada em cada área de maneira correta. É preciso avaliar as condições referentes à exposição, à abrasividade, à lavabilidade, à retenção de cor, à proteção da superfície contra calor, fogo, contaminações”, relata Renovo Reformas.

O técnico explica que a escolha da tinta para fachadas, por exemplo, dependerá da superfície, ou seja, do concreto aparente. “Neste caso podem ser utilizados vernizes a base de poliuretano, que protegem o concreto contra o ataque da maresia e outros agentes como chuva ácida”, orienta o especialista.

A técnica de modernização e revitalização da fachada por meio de uma pintura ou limpeza de fachada é uma das mais requisitadas, afirma técnico da Renovo Reformas. "Além de trazer leveza e beleza as fachadas ultrapassadas, traz conforto térmico e acústico devido as novas tecnologias desenvolvidas.

Renovo Revitalização Predial "Instalações antiquadas que geram manutenções caríssimas são substituídas por modernos sistemas de automação, tecnologias inteligentes e sustentáveis, instalações prediais novas (como hidráulica, esgoto e elétrica), espaços acessíveis a portadores de necessidades especiais, novos elevadores, elevação do piso, entre outros".

 

Quando a revitalização de prédios é a melhor opção?

 

É cada vez mais comum incorporadoras utilizarem o método retrofit - termo utilizado que significa modernizar - para acelerar o processo de (re)construção dos edifícios, mantendo a estrutura existente.

Revitalização de fachadas consiste em reparar alguns pequenos defeitos a tempo de que algumas falhas comprometam outras instalações ou mesmo a estrutura da edificação, a fim de estar sempre melhorando a imagem do estabelecimento, seja ele comercial ou residencial.