Desplacamento de revestimento: como resolver
Desplacamento de revestimento: como resolver - Renovo Reformas
Desplacamento de cerâmica por choque térmico: o que é e como evitar
Motivos do Desplacamento
A cerâmica é um material que dilata, então é comum que se expanda no calor e contraia no frio. Sendo assim, ela pode se soltar da parede ou piso, ou até mesmo trincar, quando ocorre um choque térmico. Tudo está relacionado à capacidade de absorção do material e isso é medido pela sua porosidade: quanto mais poroso, mais líquido irá absorver. E é justamente essa entrada de água no interior da massa que aumenta as chances do desplacamento.
A mudança brusca de temperatura pode acontecer por diversas razões. Em uma fachada é normal que o motivo sejam as intempéries: em um momento faz muito sol e, em outro, muita chuva. Essa alteração rápida causa a dilatação e, por consequência, faz com que o elemento se desprenda. O mesmo pode acontecer no piso que está muito quente e que recebe um balde de água gelada.
Como evitar anomalias?
O desplacamento de revestimentos pode ser evitado com a combinação de projetos executivos de qualidade e profissionais experientes para a execução.
Em fachadas, o projeto deve conter todas as especificações, como espessura das camadas de revestimento, juntas de dilatação e de controle, além de detalhes executivos. “A aquisição de materiais adequados, de acordo com o especificado em projeto, também é de suma importância”, destaca Cristiana Furlan, lamentando que, muitas vezes, recorre-se a materiais de baixa qualidade em função do custo.
O desplacamento de revestimentos pode ser evitado com a escolha de materiais de qualidade, projetos bem elaborados e mão de obra especializada.
O desplacamento de revestimentos pode ser evitado com a combinação de projetos executivos de qualidade e profissionais experientes para a execução. Em fachadas, o projeto deve conter todas as especificações, como espessura das camadas de revestimento, juntas de dilatação e de controle, além de detalhes executivos.
Como evitar?
Um projeto bem elaborado, matéria-prima de qualidade e mão de obra especializada são três pontos iniciais para evitar qualquer risco futuro. Exija padrões mínimos de qualidade levando em consideração a quantidade de argamassa utilizada, por exemplo, e monitore o andamento da construção.
