top of page
  • Foto do escritorReformas Prediais BH: BH Construção | BH Manutenção Predial

Consequências da falta de Manutenção Predial em Condomínio Prédios

Atualizado: 19 de out. de 2023

Aumento de gastos com paradas não planejadas


Uma das piores consequências da falta de manutenção predial são os gastos não previstos com reparos emergenciais.


Um prédio que não recebe os devidos cuidados, tem riscos elevados de apresentar problemas.


Obrigando o síndico a resolvê-los quanto antes. A depender do caso, o serviço pode ser realizado pelo zelador, mas há situações que a solução só é possível com empresas especializadas para fazer reparos.


Contudo, um prédio é uma estrutura integrada, não é raro um problema desencadear outros, o que eleva ainda mais os custos de manutenção.


Impacto na previsão orçamentária

Há também maior previsibilidade de custos ao adotar uma manutenção periódica em um prédio. Estima-se que, em caso de problemas, a manutenção corretiva custará cinco vezes o valor investido em manutenções preventivas.


A manutenção periódica permite uma previsão de gasto mensal. Isso permite um maior controle e previsibilidade de investimento, o que resulta em um melhor controle financeiro.


Desvalorização do imóvel

O efeito da falta de manutenção pode ser sentido também no valor do imóvel. Dessa maneira, condomínios que não fazem as devidas manutenções perdem valor de mercado.


Consertos pontuais podem até resolver o problema no curto prazo, porém, problemas estruturais, falta de cuidado com as áreas comuns, fachada, entre outros; dão aos futuros compradores ótimos argumentos para baixar o valor do negócio.


Risco de acidentes

A manutenção predial também reduz drasticamente as probabilidades de acidentes e desastres. Segundo especialistas, 66% dos acidentes prediais como desabamentos, incêndios e panes elétricos, seriam totalmente evitáveis caso houvesse uma manutenção efetiva.


Bom, agora você já conhece as consequências da falta de manutenção no seu condomínio. Contudo, como executá-la?

A maior causa dos acidentes prediais - Manutenção Predial

Acidentes prediais por falta de manutenção


66% dos acidentes prediais são por falta de manutenção

Desse estudo, comprovou que 66% dos acidentes prediais são referentes a falta de manutenção, e 34% relativo a vícios construtivos. Com isso fica mais do que comprovado que o tema Manutenção Predial, precisa ser tratado com mais seriedade e deve ser largamente disseminado, toda a população precisa saber como está a saúde do prédio em que vive, trabalha, estuda.


Estudo do IBAPE sobre acidentes prediais

A saber: o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE) realizou um estudo e comprovou que 66% dos acidentes prediais que acontecem em empreendimento com mais de 30 anos de uso, é por falta de manutenção e falha de uso.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page