Como cuidar do revestimento do prédio fachada pastilhas cerâmicas pintura: Passo a passo completo!
Por que há rachaduras na parede?
Entenda as causas e o que você pode fazer para solucionar
Entenda as principais causas do aparecimento de rachaduras na parede e como solucionar esse problema em sua casa.
Rachaduras na parede podem ser preocupantes e uma verdadeira dor de cabeça para a limpeza e organização da casa.
Se ignoradas, elas podem aumentar ainda mais e provocar grandes danos estruturais. Por isso, além do aspecto estético, entender qual foi o motivo do surgimento da rachadura é fundamental.
Continue lendo para conhecer as principais causas de rachaduras na parede e ações para solucionar tal problema.
Afinal, é fissura, trinca ou rachadura?
mão apontando para rachadura na parede
Na realidade, essas palavras se relacionam a diferentes estágios de um mesmo problema, ou seja, elas não são a mesma coisa, mas indicam uma gravidade maior ou menor.
Você vai gostar de ler:
Como organizar uma casa pequena?
Portanto, o ideal é entender a diferença dos 3 estágios:
Fissura: é uma abertura superficial e bem comum de aparecer nas casas. Geralmente estreita e alongada (com menos de 1 mm de largura), que acomete o revestimento e a pintura do seu imóvel. Costuma ser resultado de variações de temperatura e umidade ou acomodação natural da estrutura. Pode não ser um problema para a integridade estrutural, porém também pode vir a ser o primeiro estágio da rachadura;
Trinca: a abertura é mais profunda e acentuada (com largura entre 1 e 5 mm), podendo atingir a estrutura da parede – exigindo uma investigação mais aprofundada para determinar a causa. Dependendo da extensão, as trincas podem afetar a estabilidade da casa;
Rachadura: e por último, há a rachadura, que é o último estágio de dano. Ela é ainda mais profunda (com mais de 5 mm de largura), com aberturas maiores e bastante acentuadas – dependendo da localidade, você poderá reparar até na passagem de luz natural, vento e água. Rachaduras podem comprometer a integridade estrutural e, portanto, exigem uma intervenção imediata por parte de um profissional especializado, como engenheiros estruturais.
Por que há rachaduras na parede?
rachadura na parede
Em primeiro lugar, é necessário compreender que existem muitas razões possíveis para a presença de rachaduras na parede entre elas:
Movimentação estrutural
Acomodação da estrutura
Variação de umidade e temperatura
Sobrecarga ou impacto
Problemas na fundação
Má qualidade da construção
Infiltrações de água
Contudo, algumas são simplesmente problemas estéticos que podem ser facilmente corrigidos. Porém, outras podem ser um sinal de um problema mais sério. Vamos detalhar abaixo os motivos mais comuns e algumas soluções para o problema:
Assentamento normal ao longo do tempo (acomodação da estrutura)
Conforme a casa “envelhece”, é esperado que ocorra um desgaste natural, o que inclui alguns assentamentos menores.
Quando isso acontece, você pode reparar em rachaduras em portas e janelas, por exemplo.
Isso ocorre porque as coisas se movem: o solo sob sua fundação tende a mudar ligeiramente com as mudanças no clima. Tais pequenos movimentos não são perigosos, mas podem provocar rachaduras pequenas e inofensivas em pontos fracos de suas paredes.
O que fazer? Rachaduras finas podem ser coladas e pintadas para restaurar a estética.
Se há muitas rachaduras, mais profundas ou outras preocupações, procure uma empresa de reparos de fundações para ter orientações.
As aplicações de texturas em fachadas da BH Renovo Reformas são a escolha certa para projetos que buscam se diferenciar dos acabamentos comuns. Trata-se de produtos especiais, que proporcionam os mais variados efeitos decorativos. É o melhor: podem ser aplicados tanto em ambientes internos, quanto externos.
Belo Horizonte - Minas Gerais - Castelo