UA-102335061-1
top of page

A importância de cuidar bem da fachada: Passo a passo completo!​

Boas práticas na hora de cuidar da fachada do prédio.


A manutenção da fachada do condomínio é uma obrigação legal prevista no Código Civil. É responsabilidade do síndico manter a superfície externa do edifício em ótimas condições. Para isso, ele deve estar atento a todos os detalhes da construção, bem como da necessidade de executar reparos e manutenções. Algumas boas práticas podem ajudá-lo bastante durante o desafio de cuidar da fachada do prédio. Quer saber quais são elas? Leia este artigo até o final e descubra!


Veja como cuidar da fachada do prédio corretamente.


Identificação de problemas.


O primeiro passo para cuidar da fachada do prédio é reconhecer quando há algum problema aparente na superfície. Fissuras, rachaduras, bolor, mofo e outros defeitos podem desgastar a pintura e comprometer a aparência de todo o exterior. No caso de revestimento de pastilha ou cerâmica, o problema se restringe à fixação das peças. Caso elas estejam soltas, será necessário substituí-las com uma nova aplicação.


Aplicação de revestimento


Existem diferentes tipos de revestimentos que podem ser aplicados na área externa do condomínio. Pintura, madeira, concreto, pele de vidro, pastilhas, cerâmica e pedras são alguns dos exemplos. A escolha do melhor material para o acabamento da superfície depende do apelo estético, durabilidade e necessidade de manutenção. Cada recurso tem suas próprias particularidades e demandam cuidados específicos — o que pode comprometer a facilidade de cuidar da fachada do prédio.


Momento certo da pintura

 

Se o acabamento escolhido for pintura, é necessário se atentar ao momento certo para aplicação da tinta. Períodos chuvosos, úmidos e muito quentes são péssimos para a pintura. Respeitar o tempo mínimo de secagem também é uma prática que faz toda a diferença para o acabamento final.


Necessidade de repintura


A pintura das fachadas pode se desgastar ao longo do tempo devido às intempéries climáticas, como intensa incidência de sol, chuva e ventos. Portanto, a repintura se faz necessária quase sempre. O ideal é programar a nova aplicação de tinta a cada três anos. A repintura é suficiente para evitar envelhecimento, descascamento e perda de brilho com o passar dos anos.


Limpeza periódica


A higienização frequente é uma das formas de cuidar da fachada do prédio. O tempo de intervalo entre as lavagens depende de vários fatores, como acúmulo de sujeira e condições ambientais. Edifícios localizados em regiões poluídas devem ser limpos com mais frequência, enquanto as fachadas com pintura necessitam de menos lavagens para não serem danificadas.

 

BH Renovo Reformas em Belo Horizonte - Minas Gerais

 

Zelar pela estética da fachada significa investir em um bom cartão de visitas e, assim, agregar valor ao condomínio. A lógica é simples, com um imóvel mais apresentável e bem cuidado todo mundo sai ganhando, pois automaticamente as unidades privativas contidas nele passam também a ser mais valorizadas. Em contrapartida, uma fachada de aspecto sujo, com as pastilhas descolando, pintura descascada e nítida falta de manutenção gera uma impressão geral de abandono e, por consequência, o valor de venda e aluguel dos imóveis desse condomínio passam a valer menos.

bottom of page